Pesquisar este blog

codigos blog

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores e seguidos!

29 junho 2013

Autismo altera conexões cerebrais e afeta habilidades sensoriais das crianças

Pesquisa sugere que danos causados pelo autismo infantil ultrapassam áreas das habilidades sociais e de comunicação
Cientistas da San Diego State University, nos EUA, descobriram que o autismo em crianças afeta não só as habilidades sociais, mas também uma ampla gama de habilidades sensoriais e motoras.

A equipe identificou que a conectividade entre o tálamo, estrutura profunda do cérebro fundamental para as funções sensoriais e motoras, e o córtex cerebral, camada externa do cérebro, é prejudicada em crianças com transtornos do espectro do autismo (ASD).

Segundo a líder da pesquisa Aarti Nair, o estudo é o primeiro de seu tipo, combinando técnicas de imagem anatômicos e funcionais de ressonância magnética (fMRI) e tensor de difusão (DTI) a examinar as conexões entre o córtex cerebral e o tálamo.

Nair e seus colegas analisaram mais de 50 crianças, ambas com e sem autismo.

Comunicação cerebral
O tálamo é uma estrutura fundamental do  
cérebro para muitas funções, tais como visão, audição, controle de movimento e atenção. Nas crianças com autismo, as vias que ligam o córtex cerebral e o tálamo são afetadas, o que indica que estas duas partes do cérebro não se comunicam bem umas com as outras.
"Esse comprometimento da conectividade sugere que o autismo não é simplesmente uma doença de habilidades sociais e de comunicação, mas também afeta uma ampla gama de sistemas sensoriais e motores", afirmam os autores.

Embora os resultados apresentados neste estudo sejam novos, são consistentes com a evidência crescente de anormalidades motoras e sensoriais no autismo. Eles sugerem que os critérios de diagnóstico para o autismo, que enfatizam o prejuízo social e comunicativo, podem deixar de considerar o amplo espectro de problemas que crianças com autismo experimentam.
fonte:PORTAL LJ

Um comentário:

  1. Oi Elisângela... Graça e Paz! Me perdoe pelo período de ausência. Estive passando por algumas dificuldades também. E não tinha me dando conta do tempo, e tão logo percebi corri para cá para obter notícias suas e do Samuel. Me perdoe!
    Ainda quero agradecer sua visita e comentários no blog. Estava ansioso pela resposta. Fique com Deus!
    Obrigado pela aprovação da postagem do Willian Samuel!

    ResponderExcluir

Oi seja bem vindo (a) fike a vontade e deixe seu comentário e seu link para que eu te visite também abraçoss