Pesquisar este blog

codigos blog

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores e seguidos!

08 março 2012

Ama oferece apoio a autistas e familiares


A Associação Maringaense dos Autistas (AMA) foi instituída em 1992 com a missão de proporcionar à pessoa autista uma vida digna, oferecendo à família instrumentos para convivência no lar e em sociedade. 


A entidade atende atualmente 62 portadores da síndrome do autismo e similares, de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e outras deficiências associadas, na escola de Educação Especial Leo Kanner. Segundo o presidente da AMA, José Antonio Moscardi, são realizados 76 atendimentos diários, em função dos alunos que permanecem o dia todo no local. Deste total, 15 estudam de manhã; 21 no período da tarde; e 18 permanecem na escola em período integral, sendo estes com idades entre 3 e 27 anos.


A escola promove a socialização e o atendimento educacional dos portadores da síndrome. "Como a maioria apresenta graves dificuldades de interação, comunicação e uso da imaginação, os trabalhos buscam minimizar estes desvios, desenvolver a atenção e também auxiliar nas mudanças de comportamentos inadequados, abrangendo casos de autismo atípico e autismo associado a outros quatros clínicos", explica Moscardi. Atualmente, a escola também oferece atendimento pedagógico e fonoaudiológico.


Entre as principais finalidades da AMA, Moscardi destaca a promoção de gestões para localizar, orientar, apoiar e congregar portadores de autismo, esclarecendo os familiares acerca de mecanismos de conveniência e tratamento. "Nosso objetivo é incentivar estudos e pesquisas sobre o autismo, bem como desenvolver programas de amparo, adaptação, reabilitação e integração social, sem distinção de raça, cor, condição social, credo ou tendência política", explica o presidente.


A AMA também realiza promoções anuais e busca subvenções oficiais do Município, do Estado e da União, além de recursos materiais e financeiros para a viabilização e manutenção de escola de reabilitação. Os recursos também são utilizados nas instalações especiais para atendimento cultural, educacional e esportivo do autista.


A entidade ainda realiza cursos de capacitação de profissionais para trabalhos específicos com o autista, bem como palestras, seminários e outras promoções de esclarecimento e apoio.


CONTATO


Rua Marcelino Venâncio, 30
Jardim Alto da Boa Vista
Fone 3265-8921
Também promove e estimula intercâmbios com entidades congêneres, no Brasil e no exterior, visando à troca de experiências, de material institucional e operacional, palestras, cursos e debates, entre outras atividades.


Segundo Moscardi, para receber e cuidar de portadores da síndrome, a AMA exige inicialmente um laudo médico do diagnóstico, a partir do qual se definirá o tipo de atendimento que vai ser dispensado ao aluno. "O processo de socialização é lento e gradativo, começando com a adaptação ao ambiente e às pessoas da escola".
fonte:http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/550356/ama-oferece-apoio-a-autistas-e-familiares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi seja bem vindo (a) fike a vontade e deixe seu comentário e seu link para que eu te visite também abraçoss