Pesquisar este blog

codigos blog

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores e seguidos!

28 fevereiro 2012

Santana De Parnaíba É Vencedora Do III Prêmio Chopin Tavares De Lima – Novas Práticas Municipais Com O Projeto “Natação Adaptada”

A administração do Prefeito Silvinho Peccioli conquista novamente um título importante para o município. É que na manhã da última quinta-feira (08/12), a cidade foi uma das 12 vencedoras do III Prêmio Chopin Tavares de Lima – Novas Práticas Municipais. Com a experiência “Natação Adaptada”, única cidade a ser premiada com um título na área de esporte, o evento foi realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), na sede da fundação, que fica na Cidade Universitária, em São Paulo

Estiveram presentes ao evento, o secretário de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL) Darlan Chiló Bastianon, responsáveis pelo Projeto de Natação Adaptada da cidade Cristina da Palma Rosa, Viviane Kobayashi e Diego Delfin, o coordenador do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofício (POEAO) Turinã Inácio, o engenheiro José Antonio Friguetto e o responsável por enviar os projetos do município ao Cepam Mário Bacarelli.


Com o objetivo de premiar as iniciativas inovadoras que constituem referência para outros municípios na solução de suas demandas e na promoção de avanços sociais, nesta edição, foram inscritas 204 experiências provenientes de 174 cidades, que representaram as 12 regiões administrativas do Estado de São Paulo. Após a análise e visita dos técnicos do Cepam, 12 finalistas foram premiadas, dentre elas, Santana de Parnaíba com o projeto da área de atuação Direitos da Pessoa com Deficiência.


Durante a premiação, a técnica responsável pelo prêmio Silvia Regina Salgado fez questão de enfatizar que o município parnaibano foi o único que trouxe uma experiência na área de esporte. “Das 174 cidades participantes, desta edição do Prêmio Chopin Tavares de Lima, Santana de Parnaíba foi a única que trouxe uma iniciativa na área esportiva e com uma experiência como esta de natação adaptada”, disse.


Feliz com o reconhecimento, o secretário da SMAFEL Darlan Chiló Bastianon atribuiu o prêmio aos investimentos que foram feitos ao longo do ano, pela administração de Silvinho Peccioli. “É uma alegria muito grande receber esse prêmio, primeiro, porque o atual grupo político investiu e vem investindo muito nesta área do esporte, tanto que vários dos nossos atletas com deficiência foram destaque em competições esportivas, de torneios nacionais e internacionais. Esse prêmio, na verdade, é uma soma dos esforços e incentivos à área, ao longo desses anos, tanto para os nossos atletas, como para os nossos profissionais, que a cada dia se qualificam e se aprimoram no conhecimento da prática esportiva adaptada”.


Também foram premiados os seguintes municípios: Caraguatatuba (Programa Uso do Google Earth no Combate da Dengue), Grande ABC (Programa Casa Abrigo Regional), Cubatão (Programa Cartão Servidor Cidadão), Guararema (Cartão Cidadania), Guarujá (Programa de Atendimento à Criança com Autismo), Hortolândia (SAPL/HT – Ata Eletrônica – Processo Legislativo Eletrônico), Junqueirópolis (Programa Nacional de Alimentação Escolar), Onda Verde (Projeto Educação Tecnológica Integrada e Inclusão Digital), Penápolis (Centro de Educação Ambiental), Santos (Projeto Oficina Escola e Educação Patrimonial) e Tarumã (Agricultura Familiar).


Além da experiência vencedora, Santana de Parnaíba, ainda, participou desta edição do prêmio em mais sete áreas de atuação, das 21 existentes no prêmio, com os seguintes projetos: Administração e Governo (“Informação para todos”, “Sistema de Cursos” e “Guarda Municipal Comunitária”), Câmara Municipal (“Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e Conquista da Certificação ISO 9001:2008”), Cultura (“Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios – POEAO”), Educação (“TCC – A um Passo do Futuro”) e Tecnologia da Informação e Comunicação (“Sistema Contencioso e Desapropriações”). Em todos eles, Santana de Parnaíba recebeu um certificado de participação, além de ter seus trabalhos expostos no site do Cepam.


Natação Adaptada


A natação adaptada foi implantada em Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, em 2005, onde era realizada com outras atividades no “Projeto Viver Valores”, voltada para as pessoas com uma deficiência física, intelectual, autista, visual, doente mental e auditiva.


A ação da Prefeitura tem como finalidade adaptar e criar estratégias nas atividades dentro da natação, de acordo com cada deficiência, visando à inclusão social esportiva, possibilitando novas perspectivas de vida, tanto no cotidiano quanto em eventos competitivos.


A atividade é desenvolvida para os munícipes e, também, às pessoas da região, a partir de dois anos. Ao todo, são cinco unidades esportivas com piscinas cobertas e aquecidas, devidamente adequada ao público.


Na natação adaptada, os participantes com deficiência física ou com outras deficiências de grau leve, podem aprender os quatro nados, que são: peito, crawl, costas e borboleta. Na estimulação aquática para atletas com deficiência de grau mais elevado na classificação funcional, os exercícios são feitos dentro d’água, para estimular os músculos e as articulações.


O Prêmio


O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, que apoia os municípios no aprimoramento da gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.


O objetivo da premiação é disseminar iniciativas que sirvam de referência para outras administrações municipais, seja por sua replicabilidade, por sua capacidade de articulação, de estabelecimento de parcerias, de efetivação de convênios, de otimização de recursos e de sustentabilidade. A comissão julgadora é formada por representantes de secretarias de Estado e órgãos vinculados, do Instituto Legislativo Paulista, dos municípios paulistas, da Universidade de São Paulo (USP) e do próprio Cepam.


De acordo com o Cepam, uma premiação como esta é uma maneira de criar uma rede solidária entre os municípios, na qual todos possam aprender e aperfeiçoar suas atuações na busca de melhor qualidade de vida para os munícipes.


Essa é a terceira edição do prêmio, que foi instituído em 2004. O título é uma homenagem ao secretário do Interior, no governo de Franco Montoro, Chopin Tavares de Lima.


Texto: Victoria Rapanelli
Fotos: Dener Moraes e  Sávio Barletta
fonte:http://folhapaulistana.com.br/folha/%E2%80%9C/1544/santana-de-parnaiba-e-vencedora-do-iii-premio-chopin-tavares-de-lima-novas-praticas-municipais-com-o-projeto-%E2%80%9Cnatacao-adaptada%E2%80%9D.php

Um comentário:

  1. Aviso

    Imaginem pessoal meus amigos seguidores sumiram, a página apareceu em branco, tentei de tudo e não consegui resolver a situação, acredito que foi algum erro gerado pela desativamento da Google Friend Connect a sites não pertencentes ao Blogger, fiquei sem resposta mas não posso ficar sem vocês, conto com a colaboração de todos e pesso que cliquem em SEGUIR novamente.

    Obrigada e conto com colaboração de todos amigos.

    Marileide Santos - Sal e Luz
    http://sal-luz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi seja bem vindo (a) fike a vontade e deixe seu comentário e seu link para que eu te visite também abraçoss