Pesquisar este blog

codigos blog

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores e seguidos!

25 julho 2011

Palestra debate transtornos globais do desenvolvimento do autismo

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), realizou, na sexta-feira (22), uma palestra sobre autismo. Com o tema “Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) – Autismo”, a psicóloga Silvana Paula Alcântara falou sobre avaliação de habilidades, orientações didáticas e metodologias para portadores desse transtorno.

A palestra foi dirigida para professores da educação infantil e fundamental da rede pública e particular de ensino, além de pais de alunos e gestores escolares.  Segundo a diretora do DEE, Andressa Pedrosa , a intenção é chamar a atenção da comunidade escolar para os diversos métodos de lidar com a criança portadora de autismo. A Semed tem, hoje, 58 professores na rede municipal de ensino que trabalham com crianças autistas, distribuídas em 41 salas de recursos multifuncionais.

O evento apresentou documentários sobre o tema. Em sua palestra, a psicóloga Silvana Alcântara, que faz parte da coordenação da saúde mental da SMS, explicou sobre o Programa Teacch, que tem como objetivo ajudar a criança com autismo a crescer da melhor maneira possível.

“Esse programa confirma os aspectos de uma estratégia por meio da organização, que tem se mostrado útil em salas de aula, independente da idade do aluno”, afirmou. O Programa Teacch está no ensino de capacidades de comunicação, organização e partilha social. “É sempre bom ler para crianças autistas, livros que tenham muitas figuras, que contenham assuntos que elas gostem e com temas que sejam vivenciados por elas”, disse Silvana.

Secom Maceió

fonte:http://www.ojornalweb.com/2011/07/25/palestra-debate-transtornos-globais-do-desenvolvimento-do-autismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi seja bem vindo (a) fike a vontade e deixe seu comentário e seu link para que eu te visite também abraçoss