Pesquisar este blog

codigos blog

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores e seguidos!

23 junho 2011

Ong Autismo & realidade investe em pesquisa no Brasil

Será lançado no dia 24 de junho, pela ONG Autismo & Realidade, o edital de pesquisa “Prêmio Professor Doutor Marcos Tomanik Mercadante”, durante o XXIII Congresso Nacional e I Internacional de Neurologia e Psiquiatria da ABENEPI. Com o prêmio, será possível investir em pesquisa sobre o espectro Autista no Brasil, diante de um cenário carente de informações precisas.

Hoje, nos Estados Unidos, estima-se que uma em cada 110 crianças é diagnosticada com autismo, fazendo com que o autismo seja mais comum que o câncer infantil, o diabetes juvenil e a AIDS pediátrica juntos. No mundo, cerca de 0,7% da população, de 0 aos 20 anos, ou seja 1 em cada 143 jovens tem um transtorno do espectro do autismo. O Brasil ainda não possui dados oficiais sobre quantas pessoas têm autismo, mas estima-se que mais de 2 milhões de crianças sejam portadoras de algum espectro autista
No dia 27 de junho acontece no Plenário do Senado Federal, uma sessão solene com a finalidade para comemorar o Dia do Orgulho Autista e a lei inédita no Brasil nº 168/11 que irá instituir políticas públicas para o adequado tratamento das pessoas com autismo, desde a implantação do diagnóstico precoce na rede regular de saúde até o seu encaminhamento para centros de tratamentos que atendam as especificidades da síndrome estimulando ao máximo as capacidades da pessoa com autismo.
O autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), entre eles: Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação (TGD-SOE); Síndrome de Asperger; Síndrome de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância. “Muitos pais e profissionais usam o termo “Transtornos do Espectro do Autismo” (TEA) quando se referem a este grupo de transtornos”, explica Paula Balducci de Oliveira, Diretora Vice-Presidente da ONG Autismo & Realidade.

O tratamento para o Transtorno do Espectro Autista geralmente é um programa intenso e abrangente que envolve a criança, a família e os profissionais, sendo indicado começar o mais cedo possível. Os programas de intervenção para os principais sintomas abordam as questões sociais, de comunicação e cognitivas centrais do autismo. Os objetivos do programa de tratamento são traçados de acordo com as dificuldades e habilidades da criança, sendo levada em conta a fase de desenvolvimento em que se apresenta. Geralmente a intervenção comportamental, a terapia fonoaudiológica, ocupacional e psicopedagógica fazem parte do programa.

ONG Autismo & Realidade

Criada em Julho de 2010, a ONG Autismo & Realidade tem como principal objetivo aprofundar e divulgar conhecimento atualizado sobre o Autismo, com campanhas e atividades direcionadas a motivar e orientar as famílias na sua busca por diagnóstico correto, tratamento, educação e inclusão social da pessoa com autismo.

Fundada por um grupo de pais, liderados pelo Prof. Dr. Marcos Tomanik Mercadante, Prof. de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, a ONG Autismo & Realidade ainda luta para eliminar preconceitos, despertar interesse e boa vontade da sociedade brasileira, apoiar a formação e capacitação de profissionais e instituições para trabalhar pela pessoa com autismo, investir em pesquisas e agir para que os direitos legais das pessoas com autismo e suas famílias se apliquem corretamente.

A Autismo & Realidade atende a todas as pessoas do espectro autista, seus familiares, profissionais e entidades que necessitem de informações e conhecimento. Elas podem participar de todas as atividades promovidas pela ONG, além de obter informações pelo site www.autismoerealidade.org, incluindo acesso ao manual “Kit dos 100 dias”. A Autismo & Realidade foi autorizada pela Autism Speaks – referência em Autismo – a traduzir e adaptar o conteúdo “Autismo: Manual para as Famílias” e publicá-lo no site. O manual traz informações gerais sobre autismo que são necessárias e úteis para as famílias cujos filhos foram diagnosticados recentemente.

Serviço:
Lançamento do edital de pesquisa “Prêmio Professor Doutor Marcos Tomanik Mercadante”
Dia: 24 de junho de 2011
Local: Auditório Vergueiro – UNIP. Rua Apeninos, 614 - Paraíso
Horário: 16h
fonte:http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,422075,Ong_Autismo_realidade_investe_em_pesquisa_no_Brasil,422075,9.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi seja bem vindo (a) fike a vontade e deixe seu comentário e seu link para que eu te visite também abraçoss