Pesquisar este blog

codigos blog

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores e seguidos!

18 junho 2011

Apadem comemora Dia Mundial do Orgulho Autista e 12° aniversário

Publicado em 18/6/2011, às 14h42

Última atualização em 18/6/2011, às 14h42

Volta Redonda

Com a participação de pais de autistas, colaboradores e profissionais que atuam na área, cerca de 20 pessoas que fazem parte do grupo de família da Apadem(Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais) se reuniram na manhã de sábado, 18, na sede da associação no bairro Voldac, para participar das comemorações da 7º edição do Dia Mundial do Orgulho Autista e do 12º aniversário da Apadem.


O evento contou com a participação da terapeuta Érica Lacerda, parceira, colaboradora e coordenadora do grupo de família, onde abordou junto aos convidados sobre temas relacionados a família e o trabalho de preparação dos pais em relação ao filhos.


De acordo com o comerciante Hugo Vinícius da Costa, pai de autista e Vice presidente da Apadem, o Dia Mundial do Orgulho Autista foi criado há sete anos com o objetivo de valorizar o autista em seu dia a dia e mostrar a sua capacidade.


Segundo Hugo, o autista antigamente ficava escondido pelos familiares, com o passar dos anos, este visão do autismo foi modificando. Pai de uma criança com autismo que foi diagnosticada aos dois anos, Hugo explica que a luta da Apadem é pelo diagnóstico precoce, pois ainda hoje alguns médicos tem dificuldades para descobrir a doença.


- A maior dificuldade do autismo é ser diagnosticado pelos médicos, tem autistas que demoram anos para se diagnosticados, mas quando é diagnosticado cedo é possível fazer um trabalho comportamental em cima da criança, o que ajuda o autista a se interagir melhor na sociedade - alerta.


A Apadem que no domingo fez 12 anos de existência foi criada em 1999, tendo como objetivo o acolhimento da família do autista onde são direcionados para diversos profissionais da saúde, e através dos grupos de família, são orientados e feitos o acompanhamento dos pais e seus filhos. Hugo afirma que a Apadem foi criada para apoiar as famílias e estruturá-las da melhor forma possível.


- Hoje são cerca de 100 associados que participam das reuniões através dos grupos de famílias. A Apadem sobrevive de doações e tem uma parceria com a prefeitura através da secretaria de saúde e da educação, onde no momento estão em processo de elaboração dois projetos que serão aplicados nas escolas da rede pública e nas igrejas, abordando sobre o autismo junto a outras pessoas - explica.


De acordo com á terapeuta Érica Lacerda, o grupo de família tem como objetivo orientar e instrumentalizar com estratégias práticas do dia a dia, de como lidar com o autismo tanto os pais como os profissionais de educação e família onde falam das dificuldades.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,42040,Apadem-comemora-Dia-Mundial-do-Orgulho-Autista-e-12%C2%B0-aniversario.html#ixzz1PgYxiHHp

Um comentário:

  1. oi amada, obrigada pelo comentário lá no blog. que bom que gostou do meu testemunho, Deus é tremendo mesmo né!? obrigada por dividir conosco essa experiencia com seu filho, que Deus te abençoe mto na criação dele. beijos!!

    ResponderExcluir

Oi seja bem vindo (a) fike a vontade e deixe seu comentário e seu link para que eu te visite também abraçoss